Formação

domingo, 20 de abril de 2014

Espetáculo sobre Rosa Luxemburgo estreia curta temporada em SP


Espetáculo sobre Rosa Luxemburgo estreia curta temporada em SP

De temperamento caloroso e apaixonado, a polonesa naturalizada alemã Rosa Luxemburgo (1871-1919) – uma das principais revolucionárias do século 19, defensora intransigente da democracia – é a centelha projetada pelo espetáculo Rózà para tratar das Rosas de todos os tempos. Com direção e adaptação de Martha Kiss Perrone e Joana Levi, a peça estreia nesta sexta-feira (dia 18), às 20h, na Casa do Povo, no Bom Retiro.
A peça fica em cartaz até o dia 11 de maio (Foto: Ernesto Vasconcelos/Divulgação)
A peça fica em cartaz até o dia 11 de maio (Foto: Ernesto Vasconcelos/Divulgação)
O espaço, fundado em 1949 por judeus provenientes da Europa Oriental, vive atualmente processo de retomada de suas atividades, com iniciativas ligadas à cultura contemporânea, se reinventando como um local de experimentação para a cidade de São Paulo. A temporada segue até o dia 11 de maio.
(Foto: Ernesto Vasconcelos/Divulgação)
(Foto: Ernesto Vasconcelos/Divulgação)
Com idealização, co-direção e coordenação de dramaturgia de Martha Kiss Perrone, pesquisa e colaboração dramatúrgica de Roberto Taddei, o espetáculo traz no elenco Lowri Evans, Lucia Bronstein e a própria Martha Kiss Perrone. Renato Bolelli assina a instalação coreográfica, enquanto Dani Porto é responsável pelos figurinos.
Boa parte das cartas e discursos de Rosa Luxemburgo que estão no espetáculo são inéditas no teatro. Em 2011, pela primeira vez no Brasil, foi publicada uma coletânea de cartas de Rosa Luxemburgo, traduzidas dos originais em polonês e alemão e organizadas por Isabel Loureiro.
“Como nossa pesquisa começou antes do lançamento da primeira publicação no Brasil, as primeiras cartas que entramos em contato foram traduzidas por Martha Kiss Perrone do francês, a partir de uma edição chamada Cartas de Prisão que influenciou muitas gerações de militantes durante décadas”, explica Martha.
Para dar vida às cartas escritas por Rosa Luxemburgo durante o período em que esteve nas prisões alemãs do começo do século 20, a encenação de Rózà une diferentes recursos dramatúrgicos – teatro, vídeo, música e performance. Por isso, as diretoras e atrizes definem o espetáculo como multimídia, que une artistas de diferentes áreas para encenar as palavras poéticas e políticas de Rosa.
(Foto: Ernesto Vasconcelos/Divulgação)
(Foto: Ernesto Vasconcelos/Divulgação)
Serviço:
Rózà
Casa do Povo
Rua Três Rios, 252, Bom Retiro (Metrô Tiradentes)
De 18 de abril a 11 de maio
Sextas, sábados e domingos, às 20h
R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)
80 minutos
12 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário